“Após esse evento tão rico, vamos reunir com todas as lideranças dos territórios que estiveram presentes, como o Cerrado Sul, Cocais, Lençois Maranhenses, Litoral Ocidental, Região Tocantina e Sertão Maranhense, além dos parceiros estratégicos e o corpo técnico do Sebrae pra gente definir e priorizar as principais pautas para tornar viável a aplicação dentro dos municípios maranhenses, a partir das nossas realidades locais”, assinalou Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão.
Para fortalecer o empreendedorismo dos pequenos negócios, junto ao poder público, participantes acompanharam discussões sobre a atuação dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e Ministério Público, em que a cooperação entre essas instituições e os gestores locais abre caminhos para que os municípios promovam capacitações voltadas à transparência, compras públicas e inclusão produtiva.
Entre os debates a inclusão do empreendedorismo na agenda pública, especialmente para facilitar o acesso a crédito e simplificar processos de formalização, além de como desenvolver políticas de sustentabilidade e economia circular para incentivar os pequenos foram destacados e incentivar municípios a mapear e apoiar empreendedores locais ligados à cultura, artesanato e turismo, promovendo identidade e desenvolvimento regional.
O diretor superintendente do Sebrae MA, Albertino Leal, afirma que a programação foi intensa, com debates e troca de experiências para fortalecer ainda mais os pequenos negócios. “Todas as palestras e painéis foram inspiradoras e servirão como modelos para refletirmos e colocarmos em prática nos municípios do nosso estado. Com isso, vamos promover políticas sustentáveis e valorizar os territórios por meio da cultura, inovação, e principalmente do empreendedorismo”, ressaltou.
Inteligência Artificial – Um dos destaques da programação foi o lançamento do curso IA para gestores públicos, com o objetivo de desburocratizar e facilitar o atendimento, para melhorar os serviços prestados aos empreendedores. O curso é 100% gratuito, on-line e está disponível no site do Sebrae, no seguinte endereço: https://sebrae.com.br/sites/