José Ventura está há sete anos em Imperatriz e por meio da sua atuação na empresa tem contribuído com o desenvolvimento de Imperatriz e do estado
Na última quinta-feira (28), o Diretor de Operações Industriais da Suzano, José Wilhelms Ventura, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense. Na ocasião, o diretor também foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo “Manoel Beckman”, maior honraria concedida pela Casa. A celebração ocorreu no auditório da Assembleia e contou com a participação de gestores(as) da Suzano, deputados(as), representantes do poder público estadual, familiares e amigos(as).
Ventura está há sete anos em Imperatriz e, como Diretor de Operações Industriais da unidade fabril da Suzano no Maranhão, tem desempenhado um papel importante na cidade, contribuindo ativamente para o crescimento da região. Seu legado reforça sua conduta perante o compromisso social e o título é uma forma de reconhecimento pelo seu comprometimento e impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do estado.
“É um enorme prazer receber esta grande honraria da Assembleia Legislativa. Este título simboliza que estamos no caminho certo, valorizando o crescimento de modo coletivo, gerando parcerias entre o poder público e privado com foco no crescimento da nossa região. Nosso trabalho reflete nas ações e oportunidades que geramos na cidade, e temos trabalhado com foco em gerar e compartilhar valor. Temos orgulho, por exemplo, de termos contribuído, entre 2020 e 2023, com a retirada de mais de 19 mil pessoas da linha da pobreza nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins por meio de ações socioambientais, que buscam a transformação das regiões onde estamos inseridos”, ressalta.
Desde 2018 a Suzano investe em iniciativas e projetos voltados para o fortalecimento das comunidades vizinhas e na construção de uma economia mais inclusiva e sustentável. De lá até aqui, o Maranhão recebeu investimentos significativos, somando cerca de R$ 19 milhões, destinados à diversas esferas essenciais. “Esses recursos foram aplicados em projetos que proporcionaram melhorias nas condições de vida da população, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda.”, explica Ventura.
Ainda no âmbito social, a Suzano destinou cerca de R$ 3 milhões ao Programa Minha Renda para promover a inclusão social e gerar mais oportunidades de trabalho para as famílias maranhenses em situação de vulnerabilidade. Esse olhar de transformação territorial também se estende para dentro dos muros da fábrica, onde a companhia mantém uma rede de mais de 430 fornecedores e parceiros que são da região.
A honraria, proposta pela deputada Andreia Martins Rezende, foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa e reconheceu o esforço contínuo da companhia em contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do estado. “Estamos extremamente felizes em poder entregar esta honraria a um diretor que, com seu trabalho e visão, tem trilhado um caminho de parceria com a sociedade, buscando sempre o crescimento social e a melhoria das condições de vida para todos. Nós, como representantes da população, reconhecemos a importância dessa empresa para o nosso estado, especialmente pelas ações que promovem a conservação ambiental e o bem-estar social. A atuação voluntária da empresa, que se estende a diversas iniciativas em prol da comunidade, tem um impacto positivo real na vida de muitas pessoas.”, afirma a deputada.
Biografia
O Diretor José Wilhelms Ventura nasceu na cidade de Porto Alegre (RS). Formou-se em Engenharia Química, no ano de 1989, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especializando-se em Papel e Celulose e MBA em Business em Administração. Iniciou sua carreira profissional em meados de 1989 na empresa de celulose Riocell e teve passagens por outras empresas do setor como a Klabin, Aracruz Celulose, Fibria, CMPC, integrando hoje a equipe da Suzano em Imperatriz, como Diretor de Operações Industriais.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Assessoria de Imprensa da Suzano