Sabores marcantes e aromas amadeirados, combinados a toques de especiarias, proporcionam uma experiência sensorial envolvente àqueles que experimentam a Cachaça Vale do Brejão. Genuinamente maranhense, a bebida destaca-se por sua produção artesanal e sofisticada, desenvolvida com cuidado pelo engenheiro agrícola Lindomar Torres, criador da marca.
Em abril deste ano, a Cachaça Vale do Brejão foi reconhecida nacionalmente no maior concurso de destilados do Brasil, o New Spirits. A bebida maranhense concorreu com 680 rótulos de cachaças de todo o país e conquistou a medalha de ouro na categoria “Cachaças Envelhecidas em Madeiras Brasileiras”, durante a 14ª edição do evento, realizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A trajetória até a conquista foi lapidada aos poucos, ao longo de cerca de 15 anos. Lindomar conta que seu interesse pelo ramo de bebidas surgiu enquanto cursava engenharia agrícola na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na época, o empreendedor participava de um grupo de pesquisa e se tornou estagiário de uma professora que fazia doutorado em Fermentação e Destilação da Cana-de-Açúcar.
“Eu e a microempresário e já tinha meu próprio negócio. Mas em determinado momento da minha vida, passei por um divisor de águas e decidi mudar. Foi então que resolvi estudar. Fiz o Enem e ingressei no curso de Engenharia Agrícola, que era um sonho antigo que não pude realizar na época em que terminei o Ensino Médio. Durante o curso, me tornei estagiário de uma professora que estava fazendo doutorado em Fermentação e Destilação da Cana-de-Açúcar”, explicou.
Ele narra que o trabalho desenvolvido pela professora despertou o desejo de também aprofundar-se nessa temática, que ainda lhe era desconhecida. A partir de então, Lindomar passou a estudar os processos de produção da cachaça, e acabou se apaixonando pelo universo da destilaria.
Anos depois, ao realizar uma análise de mercado, o empreendedor identificou a baixa oferta de cachaças produzidas com técnicas sofisticadas no Maranhão, o que o motivou a investir em uma bebida com foco em processos de alta qualidade. Em 2002, Lindomar lançou sua própria marca de cachaças artesanais no município de Anapurus – batizada de Vale do Brejão, apostando em uma linha premium que logo conquistou os clientes.
“Comecei a investir em cachaças mais sofisticadas, com identidade visual atrativa e foco em qualidade. Depois lançamos uma linha premium, que teve grande aceitação e fez muito sucesso. Essas cachaças especiais abriram portas, e eu comecei a viajar pelo Brasil para apresentar nossos produtos. Com o tempo, também abrimos uma loja online, ampliando ainda mais nosso alcance”, destacou
Lindomar detalha que o processo de produção da Cachaça Vale do Brejão é longo e cuidadoso. O primeiro passo envolve a escolha da variedade correta da cana-de-açúcar, que é voltada especificamente à elaboração de produtos premium. A segunda etapa refere-se aos cuidados com o plantio e cultivo, que obedecem a padrões rigorosos de higiene e limpeza. Em seguida, passa-se pelas fases de fermentação, destilação e envasamento.
A escolha do local de produção da cachaça, no município de Vargem Grande, também é um dos diferenciais da marca. “Toda essa produção é feita na nossa sede em Vargem Grande. No início, percebi que montar uma estrutura completa de padronização e fabricação em Anapurus seria inviável. Então, identifiquei fábricas com capacidade ociosa e fechei parcerias: eu pago pela produção da minha cachaça, mas com a exigência de seguir todos os cuidados e padrões que definimos. Isso garante a qualidade e o diferencial do nosso produto”.
Parceria com o Sebrae
Segundo Lindomar, o sucesso do negócio é resultado de muita preparação e capacitação. Antes de lançar a marca, ele participou de diversos cursos oferecidos pelo Sebrae sobre pesquisa de mercado, e-commerce, gestão financeira e marketing, além de realizar o Empretec, seminário intensivo do Sebrae voltado ao desenvolvimento de características de comportamento empreendedor.
Lindomar enfatiza que esses conhecimentos foram fundamentais para o crescimento do seu negócio. “Para chegar até aqui, houve muita preparação. Antes mesmo de iniciar o negócio, busquei capacitação intensa. Essas ferramentas de gestão foram decisivas para que eu tomasse decisões assertivas ao longo do caminho. O conhecimento adquirido no curso de Engenharia Agrícola, somado aos aprendizados práticos com o Sebrae, me deu base técnica e estratégica para desenvolver um produto diferenciado e competitivo”, frisou.
Para Albertino Leal, diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, histórias como a de Lindomar mostram a importância da capacitação para o fortalecimento dos pequenos negócios. “A trajetória do Lindomar demonstra como o acesso à orientação adequada pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de um negócio. O Sebrae atua justamente para oferecer esse suporte, com conhecimento prático e estratégico, acompanhando o empreendedor desde a fase inicial até a consolidação no mercado. Ver uma marca maranhense conquistar reconhecimento nacional é motivo de grande satisfação, pois mostra que, com preparo, dedicação e planejamento, é possível transformar uma ideia em um empreendimento de destaque”, finalizou.
Informação: Sebrae MA