Cada vez mais o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses tem se destacado nos cenários nacional e internacional como um dos destinos mais procurados, que inclui turismo de experiência, natureza e aventura. Para melhor receber turistas de diversas partes do país e do exterior, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, ofereceu cursos, cadastros de artesãos, e palestras educativas para crianças de Santo Amaro.
Nesta segunda e terça-feira, respectivamente dias 18 e 19, os técnicos da Setur-MA estiveram em ações nos povoados Boca da Lagoa e Cabeceira, que são duas comunidades dentro do Parque Nacional do Lençóis Maranhenses. O treinamento capacitou 122 profissionais do setor, cadastrou 26 artesãos para retirada da carteira no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e sensibilizou 38 crianças com palestras do programa “Mais Infância, Mais Turismo”. O objetivo das ações foram apresentar o comportamento de mercado do turista e sobre como tornar o destino mais atraente e competitivo.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo, os cursos oferecidos têm sido uma oportunidade não só de capacitação, mas de geração de emprego. “A pessoa que trabalha com turismo, seja guia, artesão, empreendedor ou gestor, tem que estar preparado para receber bem. Nosso setor é uma atividade econômica que tem uma relação íntima com a qualidade dos serviços ofertados”, disse.
Entre os cursos ofertados pela equipe técnica da superintendência da Setur-MA, estão os de ‘Como montar uma hospedagem familiar’, ‘Boas práticas para manipulação de alimentos’ e ‘Noções de empreendedorismo para artesãos’, com carga horária de 4h e direito a receber certificados ao final do curso.
“O mundo exige que a gente se especialize e os cursos são muito importantes para a gente adquirir conhecimento e também para o crescimento da comunidade. Quanto mais especialização a gente tiver, melhor. Recebemos muitas orientações para trabalharmos. Sempre que tiver oportunidade, eu estarei presente. Muito obrigada, a Setur-MA está de parabéns”, agradeceu a profissional que trabalha em um redário, aluna do curso de ‘Manipulação de alimentos’ e ‘Noções de empreendedorismo para artesãos’, Deuziane Diniz Mariano, moradora da comunidade.
Junior Mota, que é superintendente do Polo Lençóis e Delta, da Setur-MA, reforça a importância das capacitações profissionais para a geração de emprego e renda no município. “É onde nós queremos chegar: ver essas pessoas realmente tendo êxito, estando no mercado de trabalho e recebendo bem os visitantes e turistas”, afirma.
Durante as ações, as técnicas da Setur-MA realizaram palestras para crianças, orientando-as a evitar situações de abuso e exploração sexual. Essa ação é proposta pelo Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, que tem a missão principal de difundir a legislação de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. A turismóloga e técnica da Setur-MA, Niza Santos, explica que a atividade é uma ferramenta preventiva e educativa. “Dessa forma, o contato com as comunidades escolares nos dão oportunidade de intervir na origem de muitos problemas, prevenindo e combatendo esse crime”, explicou Niza Santos.
Rotas turísticas
Atualmente, o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses recebe cerca de 50 mil turistas por ano, e boa parte deles entra por Santo Amaro.
Em meio às montanhas de areia, lagoas de águas cristalinas, tons de azul e verde enchem de cor um mundo de areia branquinha. A cidade de Santo Amaro fica a 240 km da capital São Luís, e é considerada uma porta de entrada do Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, onde fica a maior concentração de lagoas.