ALEMA

Com soluções inovadoras, Sebrae aproxima jovens do empreendedorismo na ‘Feira das Profissões’…

Com soluções inovadoras, Sebrae aproxima jovens do empreendedorismo na ‘Feira das Profissões’…

Espaço do Sebrae na Feira das Profissões 2025 apresenta iniciativas voltadas para a comunidade estudantil e acadêmica (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Ainda cursando o ensino médio, a jovem Emilly Oliveira projeta grandes expectativas de trabalhar com o próprio negócio quando se formar. Apaixonada pelo universo do empreendedorismo, a estudante conta que já trabalhou como designer de sobrancelhas e que, atualmente, ajuda a mãe em sua loja de moda fitness. Impulsionada pelo desejo de entender melhor a educação empreendedora, Emilly visitou o estande do Sebrae na Feira das Profissões e explorou iniciativas voltadas para a comunidade estudantil e acadêmica

“Eu gosto muito de empreendedorismo. Já empreendi por algum tempo, trabalhei como designer de sobrancelhas e também com a minha mãe, que é empreendedora e tem uma loja de moda fitness. Hoje, atuo como influenciadora e o empreendedorismo continua sendo uma área que me encanta – algo que realmente faz meus olhos brilharem. Por isso, gostei muito de conhecer os programas que o Sebrae oferece para os estudantes”, disse Emilly.

Jornada de desenvolvimento – Com o objetivo de promover a cultura empreendedora entre os jovens, o Sebrae Maranhão marcou presença na Feira das Profissões 2025, apresentando dois programas direcionados  a estudantes que desejam transformar ideias inovadoras em negócios reais: o Escalada e o Supernova. O Escalada Sebrae é uma jornada de aprendizagem empreendedora gamificada, que conecta teoria e prática por meio de trilhas progressivas de conhecimento. Já o Sebrae Supernova incentiva o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, oferecendo capacitação prática e metodologias aplicadas para os estudantes.

Estudantes Emilly Oliveira (à esquerda) e Tamires Oliveira (à direita) visitaram o stand do Sebrae

Assim como Emilly, a jovem Tamires Oliveira, que cursa o ensino médio, também se interessou por essas iniciativas ao visitar o estande do Sebrae. “Quando soubemos que aqui teria um espaço do Sebrae, pensamos: – ‘Nossa, vamos lá! Com certeza vai ter algo legal!’ E realmente, quando chegamos, fomos muito bem recebidas. Eu achei tudo muito interessante e isso conseguiu despertar em mim um interesse maior pelo empreendedorismo e, principalmente, pelo projeto Escalada”, destacou a estudante.

Leia Também:  Lojas Potiguar em São Luís estarão fechadas no Dia do Comerciário (20/10)...

Feira das Profissões 2025: espaço de descobertas e conhecimento

Realizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o apoio do Sebrae, a Feira das Profissões ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções do Câmpus São Luís. Voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, o evento contou com premiações, atrações artísticas e diversos stands que apresentaram, de forma dinâmica, os cursos ofertados pela universidade.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves, esteve presente à cerimônia de abertura do evento

De acordo com o pró-reitor de ensino da UFMA, Romildo Martins, mais de 8 mil pessoas, entre estudantes e educadores, visitaram a feira ao longo dos dois dias. “Para colocar um evento desse porte de pé, sem sombra de dúvidas, contamos com o apoio de muitos parceiros. Quero destacar, em especial, a parceria do Sebrae, que não apenas contribuiu para que a feira acontecesse, mas também marcou presença, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor todo o portfólio de serviços e produtos disponíveis para a comunidade, especialmente o jovem empreendedor”, enfatizou Martins.

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves, a iniciativa mostrou-se ideal para estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras no ambiente estudantil e acadêmico.

O evento conta com premiações, atrações artísticas e diversos stands que apresentam, de forma dinâmica, os cursos ofertados pela universidade

“Para o Sebrae, a educação empreendedora é o alicerce para a formação de uma nova geração de profissionais com visão empreendedora e conscientes da necessidade de transformação da realidade onde estão inseridos. Mas nossa atuação não visa apenas ajudar a construir mentalidades preparadas para abrir um negócio de êxito. Trata-se de cultivar uma postura de proatividade e resiliência, sintonizada com a inovação e com a realidade desafiadora do Maranhão. E a Feira das Profissões foi um ambiente perfeito para o despertar dessa consciência e para a necessidade dessa transformação”, concluiu.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x