O mercado de mel foi impactado diretamente com o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de implementar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto. Uma das maiores processadoras e exportadoras de mel orgânico do mundo sofreu com o cancelamento imediato de 585 toneladas do produto.
Segundo o Grupo Sama, do Piauí, a nova tarifa aumentará o custo da carga em cerca de US$ 6 milhões, causando impacto no valor final do produto vendido nos EUA.
Após a compra, o mel é levado para passar pelo beneficiamento, processo realizado após a colheita, em indústrias do Piauí e de São Paulo. O produto é enviado aos EUA já embalado, pronto para consumo.
Parte das 585 toneladas estava no porto, pronta para envio. Outra quantidade estava em processo de beneficiamento, e o restante ainda estava sendo enviado por fornecedores.
Com o cancelamento da carga, o produto fica acumulado e gera custo de armazenamento, já que precisa ser guardado em câmaras refrigeradas, com temperatura controlada.
No sábado, a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) afirmou que outro cliente dos Estados Unidos cancelou uma compra de 95 toneladas de mel orgânico produzido no Sul do Piauí.
(Atualização: Após negociação, a Casa Capis informou na segunda-feira (14) que embarcou em diferentes navios a carga de 95 toneladas de mel. Leia aqui)
Fonte: G1 Piauí