A mais famosa praia de Guimarães tem nome indígena. Vem da língua tupi: ara=ave oca=casa.
Casa de ave. Muitos a chamam de Aruoca, porém o nome correto é Araoca, conforme a escritura da terra, registrada no Cartório de Imóveis da cidade.
O mais antigo registro está no livro “Itinerário da Província do Maranhão”, do engenheiro português Antônio Bernardino Pereira do Lago, publicado no ano de 1872.
Escreve o autor, coronel do Real Corpo de Engenheiros: “Do lado do sul da baía é a vila de Guimarães, a 3 léguas para dentro da ponta dos Atins e Araoca, ponta esta que hoje sai mais fora que aquela por efeitos do mar, o que deverá notar-se nas cartas.” A palavra Araoca vem da língua tupi, falada pela nação tupinambá, primeiros habitantes de Guimarães.
A praia, inicialmente frequentada só por pescadores de Guimarães, de Cedral e, posteriormente, da Raposa, começou a ser visitada por milhares de pessoas de outros municípios, a partir da abertura da estrada Damásio-Araoca no ano de 1990, durante a gestão do prefeito Antônio Agenor Gomes.
Atualmente, há domingos em que contam-se mais de 80 ônibus trazendo visitantes dos municípios de Mirinzal, Central do Maranhão, Pinheiro, Cururupu, Bacuri, Santa Helena, Peri-Mirim, Bequimão, Turilândia, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, dentre outros.
Fonte: @sectur_guimaraes