O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) lançou, na terça-feira (3), seu hub de inovação no vagão de inovação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), no Porto do Itaqui, em São Luís. A iniciativa visa conectar os desafios enfrentados por 13 empresas portuárias com soluções emergentes desenvolvidas por startups, universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia. O programa inclui workshops, palestras e desafios tecnológicos, com foco na economia digital e novas soluções tecnológicas.
O presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, destacou o esforço para profissionalizar a gestão do sindicato e adaptar as soluções às necessidades e realidades locais. Pereira ressaltou a singularidade do hub em relação a modelos adotados em outras regiões do Brasil.
“Um dos pontos fundamentais é gerar valor para os nossos associados. O Porto do Itaqui representa desenvolvimento para o Maranhão, e uma das formas de alcançar este objetivo é por meio deste hub de inovação. Este espaço físico e digital permitirá integrar projetos empresariais com exercícios acadêmicos das universidades e comunidades tecnológicas”, afirmou Pereira.
O presidente observou que existem pelo menos três hubs semelhantes no Brasil, mas que o Maranhão merece um modelo alinhado à sua realidade. “Estamos trazendo o nosso DNA maranhense com foco nas realidades do setor portuário do nosso estado”, disse Pereira.
Durante o lançamento, o CEO da Creative Pack e Aduela Ventures, João Silva, ministrou a palestra “HUB: O Marco Zero da Nova Economia”. Ele defendeu que a inovação promovida pelo projeto vai além da tecnologia, criando um espaço que atende às necessidades das empresas e fomenta a colaboração entre academia, desenvolvedores e empreendedores.
“A empresa inovadora foca na transformação digital e no suporte personalizado”, destacou João, ressaltando a importância de capacitar as empresas para que se tornem autossuficientes.
Como funcionará
O hub funcionará como um ponto de encontro entre empresas associadas ao SINDOMAR e o campo da inovação. As empresas poderão experimentar tecnologias emergentes, como a produção de robôs. O CEO do hub, Raul Lamarca, explicou que o modelo avalia o nível de maturidade das empresas em quatro categorias e oferece três linhas de serviço: cultura, desenvolvimento de soluções e negócios.
“O espaço de inovação que estamos criando não é apenas um serviço, mas uma rede que visa educar e capacitar talentos internos, desenvolver soluções personalizadas e conectar empresas com recursos externos. Queremos transformar novas ideias em soluções reais e eficazes”, afirmou Raul.
Convidado especial
Com 17 anos de experiência na cadeia portuária em Pernambuco, o ex-head de inovação de Suape e atual CEO da Spinova e Databizz, Ed Dantas, participou como convidado especial, com a palestra “Além da Inovação: Superfície, Ondas e Camadas”. Dantas abordou princípios da nova economia, como flexibilidade, centralidade no cliente, e a capacidade de criar demanda e inovar diante de crises. Ele também discutiu novos modelos de negócios, como criativos, escaláveis, sociais e inovadores corporativos. “A dinâmica portuária permite prever e antecipar aspectos econômicos do estado, tornando o Porto um centro vital para inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirmou Dantas.
Protocolo de intenções
A cerimônia de lançamento do hub incluiu a assinatura de um protocolo de intenções, formalizando a parceria entre o SINDOMAR e outras entidades envolvidas. O documento marca o início oficial das atividades e o compromisso com a inovação e a transformação digital no setor portuário.