CAMARA SLZ

Jornada de inovação da Feira do Empreendedor promove resolução  dos problemas do mercado local…

Jornada de inovação da Feira do Empreendedor promove resolução dos problemas do mercado local…

 

Desafio premia estudantes e soluções inovadoras durante Feira do Empreendedor

Competição gera soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul, durante Feira do Empreendedor

Projeto de  Inclusão Digital para Jovens do Campo vence desafio de inovação da Feira do Empreendedor

Competição reuniu 50 estudantes de instituições da região em imersão de quatro dias. A grande vencedora levou R$ 10 mil para casa.

A Jornada de Inovação foi um dos destaques da Feira do Empreendedor de Balsas, evento realizado pelo Sebrae na cidade de Balsas. O TXM Challenge, entre os dias 27 e 30 de junho, desafiou estudantes universitários a observar o mercado local e propor soluções inovadoras. Em uma competição que reuniu cinco universidades e cinco instituições patrocinadoras, os participantes apresentaram soluções para problemas reais, com a melhor ideia recebendo um prêmio de R$ 10 mil.

Equipe do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras vence desafio de inovação realizado durante Feira do Empreendedor 2024. (Sebrae/Divulgação)

A equipe campeã foi do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, que respondeu ao desafio do Senar. A proposta é uma rede social integrada ao aplicativo Senar Play, onde jovens acadêmicos traduzem conteúdos técnicos para uma linguagem mais acessível aos jovens rurais, incentivando a inclusão digital e o desenvolvimento de negócios agrícolas.

“Nosso diferencial é usar uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre jovens do campo e acadêmicos, mostrando que a vida no campo pode ser rentável e viável,” explicou Saiury Lima, uma das componentes da equipe.

Competição desafiou estudantes a propor soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul maranhense. (Sebrae/Divulgação)

 

A equipe da Unibalsas ficou em segundo lugar com uma solução para melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposto pela Seinc. O projeto visa aumentar a empregabilidade dos jovens através de uma maior integração entre universidades e empresas, por meio de aplicativo que usa a gamificação como incentivo para participação dos jovens e ao mesmo tempo formar um banco de dados para as empresas.

A terceira posição foi conquistada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Balsas. A solução é um assistente virtual baseado em inteligência artificial para conectar turistas e empresas locais, atendendo ao desafio da Prefeitura de Riachão.

O TXM Challenge trouxe cinco desafios propostos por diversas instituições parceiras da Feira do Empreendedor. Os desafios tiveram como foco a resolução do Estado e da região, como saneamento básico, acessibilidade no turismo, desemprego de jovens e êxodo rural.

Os desafios propostos foram: Facilitar o acesso ao crédito para saneamento básico, proposto pelo Ceape; Melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposição da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC). Da Prefeitura de Riachão, veio o desafio de criação de roteiros turísticos acessíveis incorporando tecnologias de acessibilidade. Da Secretaria de Estado de Turismo, o de soluções facilitadoras da comunicação entre turistas e fornecedores de transporte turístico, associados à compensação de carbono. E do Senar, o desafio de incentivar jovens rurais a desenvolverem negócios inovadores no setor agrícola e promover a inclusão digital.

Estudantes da Unibalsas marcam presença no TXM Challenge. (Sebrae/Divulgação)

 

Experiência dos participantes – Os estudantes destacaram a importância da jornada para seu desenvolvimento profissional e pessoal.  Vitória Pinto, da Unibalsas, mencionou que participar do TXM Challenge foi uma experiência reveladora. “Foi a minha primeira vez em uma competição como essa, e foi incrível. Tudo aqui é novidade, e saber que há espaço para nossas ideias e soluções no mercado é muito motivador. Agora queremos encontrar parceiros para viabilizar nosso projeto.”

Já Ronald Costa Braga, da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade. “Foi enriquecedor demais. Participar de um evento como esse nos permite ver de perto os problemas do dia a dia e trabalhar em soluções reais. É emocionante e impactante”.

Legado do desafio

Fabiano Melo, responsável pelo desafio, avaliou positivamente a edição do evento na Feira do Empreendedor de Balsas. “Os participantes foram apresentados a problemas reais e desenvolveram soluções viáveis durante os quatro dias de imersão, com workshops, mentorias e pitches finais,” disse Melo.

As soluções apresentadas agora passarão por uma fase de viabilidade, onde as instituições patrocinadoras avaliarão a possibilidade de implementação dos projetos. “Estamos muito contentes com a hospitalidade e a qualidade das ideias apresentadas pelos alunos,” concluiu Melo.

Edila Neves reforça importância da maratona como estratégia de fomento à inovação junto aos jovens. (Sebrae/Divulgação)

Sobre a Feira do Empreendedor 2024

Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x